Técnico em Programação de Jogos Digitais

Técnico em Programação de Jogos Digitais

Perfil profissional de conclusão

O Técnico em Programação de Jogos Digitais será habilitado para:

  • Planejar o desenvolvimento do jogo digital para multiplataformas.
  • Planejar as atividades de programação para o desenvolvimento do jogo digital.
  • Configurar e incorporar elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento.
  • Desenvolver e selecionar os algoritmos e a estrutura de dados para jogos digitais.
  • Programar e integrar os elementos multimídia do jogo digital para computadores, consoles e dispositivos móveis.
  • Programar jogos digitais multiplayer.
  • Realizar testes em jogos digitais.
  • Realizar manutenção de jogos digitais.

Para atuação como Técnico em Programação de Jogos Digitais, são fundamentais:

  • Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de produção de conteúdo e roteirização, bem como à expertise da produção em equipe, aos métodos de liderança, às boas práticas de comunicação e produção de análises e pareceres técnicos, sempre garantindo o pleno atendimento dos prazos, dos critérios de qualidade e do perfil técnico de suas produções.

Carga horária mínima

1000 horas. O curso terá duração estimada de 1 ano e meio.

O curso, na modalidade presencial, poderá prever até 20% da sua carga horária total em atividades não presenciais.

O curso poderá ser realizado na modalidade EaD com, no mínimo, 20% de sua carga horária em atividades presenciais, nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino.

A instituição, ofertante do curso, poderá desenvolver a carga horária em regime de alternância, com períodos de estudos na escola e outros períodos no campo de atuação/local de trabalho.

Além da carga horária mínima prevista, o curso poderá ter estágio curricular supervisionado obrigatório, a critério da instituição ofertante.

Caso o curso seja ofertado na modalidade EaD, a carga horária de estágio deverá ser cumprida de forma presencial.

Pré-requisitos para ingresso

Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.

Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.

Para ingresso no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.

Para ingresso no Curso Técnico Integrado à Educação de Jovens e Adultos, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.

Legislação profissional

Profissão não regulamentada.

Itinerários formativos

Possibilidades de qualificação profissional:

  • Programador de Aplicativos para Mídias Digitais
  • Programador de Jogos Eletrônicos
  • Programador de Jogos para Web
  • Programador de Jogos para Dispositivos Móveis

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica (pós-técnico):

  • Especialização Técnica em Roteirização de Jogos Digitais
  • Especialização Técnica em Masterização e Sonorização
  • Especialização Técnica em Modelagem e Animação

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação (Curso Superior de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura):

  • Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
  • Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais
  • Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação
  • Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Bacharelado em Ciência da Computação
  • Bacharelado em Engenharia da Computação
  • Bacharelado em Engenharia de Software
  • Bacharelado em Sistemas de Informação

Campo de atuação

Locais e ambientes de trabalho:

  • Empresas de desenvolvimento de jogos
  • Instituições de educação
  • Agências de publicidade e propaganda
  • Estúdios de animação
  • Startups de produção de conteúdo e interatividade

Ocupações CBO associadas

3171-20 – Programador de Multimídia

Infraestrutura mínima

Biblioteca com acervo físico ou virtual específico e atualizado

Laboratório de informática com programas específicos

Laboratório de jogos digitais com programas e equipamentos específicos

Nomenclaturas anteriores

Desenvolvimento de jogos

Desenvolvimento de softwares

Design e projetos de games

Ilustração e animação 3D

Informática com ênfase em mídias digitais

Programação de sistemas de informação

Instituições ofertantes

Em breve.


Novos conteúdos publicados:
3ª folha com 35 questões de adições até 20, para alfabetização, com tema natalino

Atividades de matemática com tema de Natal

Natal está chegando e nestes dias festivos, as crianças ainda devem manter seus bons hábitos de faze…

folha de atividade de multiplicação com 45 questões, 3 colunas, 15 linhas, para 2º ano EF

Atividades de Multiplicação para 2º ano do Ensino Fundamental

Conforme BNCC: EF02MA07, os alunos devem começar a aprender a fazer multiplicação a partir de 2º ano…

atividade de adições, 45 questões, adição até 20

Atividades de adições para educação infantil, 1º ano EF

As crianças nas creches e pré-escolas já podem começar a aventura na matemática por meio de fazer at…

atividade com letra E: colorir, circular, pintar imagem com E

Atividade com Letra E

atividade com letra E: colorir, circular, pintar imagem com E Traçar a letra E maiúscula e Minúscula…

D em duna, escrever D

Atividade com Letra D

D em duna, escrever D letra D em deserto, achar a letra D, d traçar e escrever letra D e d colorir, …

traçar letra C, escrever

Atividade com Letra C

escrever letra C, c traçar letra C, escrever atividade letra C, escrever atividade letra C, carro le…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *